top of page

Tudo sobre tinta Laca: Cores, Aplicações, Dicas 

A tinta laca para madeira e outros materiais é uma excelente solução quando se deseja reformar móveis antigos e novos para deixar os vários ambientes da casa modernos e sofisticados. Os móveis em laca podem decorar salas de estar, salas de jantar, quartos, escritórios e até mesmo cozinhas e banheiros, embora esses dois últimos ambientes tenham a desvantagem de serem úmidos. É muito elegante, por exemplo, ter uma mesa laqueada na sala de jantar ou, ainda um aparador em laca. Ou também uma estante ou prateleiras laqueadas na sala de estar.

A pintura em laca pode ser fosca ou brilhante, sendo que a primeira também é conhecida como laca acetinada. Uma das grandes vantagens da tinta laca é que ela está disponível em mais de 120 cores. A laca branca é a mais usada e ainda serve de base para outras cores na pintura. A laca amarela, a laca preta e outras cores de laca como azul, vermelho, turquesa, laranja, bege, caramelo e marsala são as que estão mais em alta nos últimos tempos, desde que a laca voltou ao cenário da decoração. 

mesa-laca-amarela-2-10m-x-90cm-mesa-laca

O que é Laca?

Um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira, a laca tem uma história muito antiga na decoração de ambientes. Como outros vernizes naturais, a laca é uma resina colhida da casca de certas árvores originárias do Extremo Oriente, purificada por várias filtragens e preservada contra a ação do ar e da luz em recipientes hermeticamente fechados. Sua aplicação já era praticada na China por volta do século VI a.C., atingindo seu apogeu na dinastia Ming, mas continuou a se desenvolver em outros países do Oriente e também do Ocidente.

As chamadas lacas de Coromandel, da costa leste da Índia, por exemplo, foram muito valorizadas na Europa, enquanto no Japão, onde a laca foi assimilada no século VIII d.C., ela se tornou um verdadeiro estilo nacional marcado pelos pintores da Escola de Tosa.  

As lacas importadas do Extremo Oriente apareceram na França no século XVII, passando a ser muito apreciadas no século seguinte no embelezamento de móveis. Já no século XX, a técnica foi praticada de maneira original por artistas franceses como Jean Dunand e Pierre Bodot. Também cabe lembrar que a laca é bastante utilizada no acabamento final de instrumentos musicais de madeira graças às suas características acústicas superiores em relação a equivalentes sintéticos.

Mas foi nas décadas de 1970 e 1980 que a laca ressurgiu como um tipo de acabamento que emprega processos da indústria automotiva. A tinta usada na pintura laqueada tem os mesmos componentes utilizados em pinturas automotivas, apresentando as mesmas características de durabilidade e resistência. Hoje é possível contar com cabines de pintura que fazem o trabalho de laqueação de maneira perfeita e minuciosa.

Marcada pela versatilidade e associada à sofisticação, a laca se apresenta em versões fosca, acetinada e brilhante, além de estar disponível em uma infinidade de cores criadas a partir de cores primárias. Ela pode ser aplicada em diversos materiais, entre eles p metal, o ferro, o vidro e a madeira, sendo mais frequentemente aplicada a esta esta última ou, então, ao MDF e ao MDP.

laca-amarela.jpg

Onde usar Laca?

 laca é um tipo de acabamento que requer cuidado em função da sua fragilidade, sendo muito comuns as batidas nas quinas e os arranhões nos tampos. Assim, o ideal é que ela seja mais utilizada em móveis e elementos com menos contato de uso, como mesas de apoio ou laterais, cômodas e molduras de espelho. Móveis como mesas de jantar, aparadores, mesas de escritório e escrivaninhas, por sua vez, devem receber tampos de vidro que protejam as peças.

Na verdade, todo tipo de móvel pode ser laqueado, desde que ele seja muito bem lixado para ter uma finalização perfeita. Já os móveis antigos devem passar por uma restauração completa antes de passar pelo processo de laqueação. Mas não são apenas os móveis que podem receber uma pintura de laca: portas e rodapés de madeira, paredes revestidas e peças artesanais também podem ser laqueadas nas mais diversas cores.  

.Embora a cozinha, americana ou não, não seja o melhor ambiente para mobiliário pintado com laca, nada impede que seus armários e bancadas recebam esse tratamento, assim como as mesas de jantar e as cadeiras associadas à cozinha. Novamente, as superfícies aqui devem receber tampos de vidro.

Atualmente, a tendência na cozinha é optar por um ou dois tons de cores fortes, como amarelo. A mesa de jantar colorida também faz sucesso. Já no quarto, os móveis laqueados mais comuns são as cômodas, os criados-mudos e as penteadeiras. Eles vão bem com os estilos moderno, retrô ou provençal.

JazzArte Planejada
00:00 / 42:42
bottom of page