Compensado Naval
Resistentes (inclusive à umidade), os compensados não se limitam a nenhum ambiente. Eles aparecem em cozinhas e banheiros, por exemplo! De fácil manutenção e ecléticos, podem ser inseridos vários estilos de decor: do mais rústico ao mais contemporâneo.
Mas antes de falar mais sobre o material, a gente pergunta: você sabe como as lâminas de compensado são feitas? Se a resposta é não, a gente te conta: o que dá aquele visual de “camadas” ao compensado é a junção de várias placas finas de entalhe de madeira, que são unidas com resina. O resultado é um material tão elástico e tão resistente ao peso quanto a madeira maciça!
Para prateleiras, armários e revestimentos, por exemplo, o compensado laminado é o mais utilizado. Já o compensado naval, feito com cola à base de fenol e formol à prova de água, pode ser utilizado em bancadas de cozinhas e banheiros, justamente por serem resistentes à umidade! Por fim, outro tipo de compensado bastante útil é o sarrafeado, ideal para portas e divisórias.
Na produção de móveis, o compensado aparece em diversos formatos: mesas, mesinhas de canto ou centro, banquetas, luminárias, estantes… as possibilidades são infinitas!
O uso do compensado naval na criação de mobiliário permite a elaboração de formas ousadas já que ele apresenta boa resistência a umidade, não inflando como MDF. Sua grande resistência estrutural permite criar formas mais ousadas com ângulos mais agudos. O desenho de sua borda com as linhas das lâminas de madeiras confere um aspecto moderno além de permitir ter um canto arredondado amigável.
